Resistência a compressão nos blocos sextavados
- PreForte Artefatos de Concreto
- 29 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

O Fck do concreto é obtido através de um cálculo simples, disponibilizado com exatidão pela ABNT para que o concreto seja produzido corretamente pelas empresas produtoras de concreto usinado e outras aplicações, tais como tubos pré moldados, artefatos de cimento, etc.
Primeiro, é necessário moldar corpos de prova com amostra do concreto produzido, desformá-los após 24 horas e deixá-los em cura por 28 dias. Nesta idade, retirá-los da cura, secá-los e retificá-los para retirada de imperfeições ou rugosidades em suas faces inferior e superior. Após essas etapas, colocar os corpos de prova numa prensa e aplicar uma carga gradualmente sobre eles, até rompê-los.
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Kck do concreto em MPa.
É um cálculo simples, não é? Entendê-lo é muito importante para os produtores de concreto e também para os engenheiros, que precisam realizar testes para comprovar que resistência à compressão do concreto usado na obra é o correto e que esteja de acordo com o especificado no projeto estrutural, algo que se relaciona diretamente com a durabilidade e a segurança da estrutura.
Fonte: https://cimentomontesclaros.com.br/fck-do-concreto/
Kommentare